Endocrinologista em Belém – Dra. Amanda Machado

Dra. Amanda Machado - Endocrinologista Em Belém Do Pará e Trata Diabetes e Obesidade

Dra. Amanda Machado – Endocrinologista Em Belém Do Pará e Trata Diabetes e Obesidade

Olá! Sou a Dra. Amanda Machado, sou endocrinologista em Belém do Pará e trato especialmente pacientes que sofrem de Obesidade e Diabetes.

Eu vou te contar um pouco da minha história e a partir daqui, você verá se eu sou a médica certa para você que quer tratar especialmente Diabetes e perder peso de forma saudável para combater a Obesidade.

Descobrindo A Vocação Médica

Eu era muito nova, tinha em torno de 5 anos de idade e vi minha avó ficar muito doente. Foi nesse momento que eu decidi me tornar médica, pois queria muito poder ajudar outras pessoas, como quis ajudar minha vozinha.

Como você deve saber, estudar medicina não é algo fácil de se conseguir. É preciso MUITO esforço para se passar no vestibular. Me preparei durante anos, estudando dias e noites sem parar e fui fazer a prova com “a faca nos dentes”!

Aos 17 anos, eu consegui passar de primeira nos vestibulares das Universidades Estadual e Federal do Pará, mas optei por cursar medicina Federal, a UFPA! A festa foi inevitável e você deve imaginar, não é? Porém o mais difícil ainda não tinha chegado…

A Missão

Medicina é um curso muito difícil e desafiador. Ser médica é uma dádiva, porém ser médica, somente por ser médica, não é algo que ajuda outras pessoas de verdade.

Em uma disciplina chamada Fisiologia durante meu primeiro ano de medicina, eu me apaixonei pelo controle que os hormônios exercem no corpo humano e foi ai que eu decidi fazer Endocrinologia! Foi amor a primeira vista!

A partir desta minha decisão, eu descobri minha missão: eu acredito fielmente que orientar educação básica sobre alimentação e saúde pode evitar muitas doenças e PREVENIR complicações de muitas outras antes mesmo que elas aconteçam!

Você pode não saber, mas são os hormônios que controlam nossas emoções (como raiva, amor, estresse e felicidade) e controlá-los pode trazer muitos benefícios para o nosso dia a dia. Infelizmente, são os hormônios que também influenciam em certas doenças, então fazer seus hormônios trabalharem para você de forma adequada é a chave para o tratamento de sucesso de Obesidade e Diabetes!

Formatura de Medicina Amanda Machado 2

Formatura de Medicina

Muito se fala que a saúde no Brasil é precária. Geralmente citam o hospitais ruins, poucos médicos, poucos equipamentos e atrasos em filas de espera para pacientes com doenças sérias… mas o país é mais precário ainda na PREVENÇÃO de todas as doenças. Se nós educarmos quem está a nossa volta em relação a saúde, provavelmente viveremos em um lugar mais saudável e feliz a todos.

Entrega do Anel Amanda Machado

Entrega do anel na minha formatura

Desafio lançado! Irei à sociedade a melhorar sua qualidade de vida, prevenir e tratar doenças sérias como Diabetes e Obesidade!

Endocrinologista em Belém: O Estudo de Medicina

Já no segundo ano da universidade, eu iniciei estágio no ambulatório de Endocrinologia do Hospital Barros Barreto, em Belém do Pará.

Pareceu inacreditável, mas eu fui contratada pra trabalhar no setor de pesquisa clínica internacional em Endocrinologia no hospital e ainda no segundo ano, fui contratada como uma cientista na área que eu amava!

Lá eu participei de 9 projetos de pesquisa em Diabetes e fiz vários treinamentos dentro e fora do Brasil (incluindo Argentina, França e Alemanha). Pela primeira vez eu pude treinar meu inglês e espanhol que meus pais, com muito amor e carinho, me incentivaram tanto a estudar. Como valeu a pena!

Estudei bastante sobre novos tratamentos para Diabetes e avaliamos a segurança das medicações já existentes!

Foi uma fase muito divertida da minha vida, entretanto ser uma médica que tem uma missão de verdade é muito difícil, nós vemos muita dor e sofrimento. Temos que ser mais fortes emocionalmente que os pacientes e mais fortes ainda com a família do ente querido. 

Defesa-do-TCC-Amanda-Machado

Defesa do TCC

Então chegou o desafio do primeiro paciente quando eu ainda estava na faculdade.

Um jovem de 31 anos que sofria de Diabetes já há 4 anos e apresentava dores insuportáveis nas pernas por causa da neuropatia diabética (uma grave complicação da doença). Após várias tentativas de tratamentos para dor e controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue, as dores melhoraram e cessaram. Foi marcante ver que controlar o Diabetes permitiu devolver a qualidade de vida de alguém tão jovem. Marcou tanto, que percebi que eu gostaria de fazer isso pelo resto da vida!

Dra. Amanda Machado - Endocrinologista em Belém - Participa da banca examinadora de residência médica

Banca examinadora de residência médica

Depois de formada eu já tinha a dádiva de conhecer meu sonho e minha missão. Para me tornar uma Endocrinologista, eu precisaria fazer residência em Clínica Médica (fiz no Hospital Ophir Loyola – Servidor Estadual do Pará, por 2 anos) e lá me deparei com pacientes em situações muito graves e casos de alta complexidade.

Dra. Amanda Machado na Residência de Endocrinologia

Residência de Endocrinologia

Lá me tornei mais forte e preparada, e por isso consegui ser aprovada em primeiro lugar na prova de residência de Endocrinologia do Hospital Barros Barreto, Universidade Federal do Pará! Foi a realização de um sonho após uma jornada de 8 anos!

Palestra Endocrinologia Belém Autoimunidade e Tireóide Dra. Amanda Machado

Palestra Autoimunidade e Tireóide na Reunião da Sociedade brasileira de Endocrinologia Regional Pará

Para aquelas pessoas que pensam que é fácil estudar medicina, espero que elas saibam que o peso da responsabilidade de já ser médica é muito grande para uma residente, já que o residente não deixa de ser um estudante em sua pós-graduação.

Além dessa pressão, a carga horária é exaustiva, muitos plantões, discussões de casos clínicos, aulas para apresentar, visitas médicas nos finais de semana, enfim. Viver para a medicina 24 horas por dia, de domingo a domingo. Mas no final vem a recompensa.

Durante e após a residência de Endócrino venho sendo bastante reconhecida pelo trabalho que exerço: recebi o prêmio de melhor trabalho apresentado no congresso Endoamazon 2012, fui convidada como palestrante em congressos e evento da SBEM/Regional Pará e também para participar de bancas julgadoras de trabalhos de residência médica! Uma honra para mim, uma médica tão jovem ainda!

Atualmente sou preceptora das residências de Clínica Médica do Hospital Ofir Loyola e de Endocrinologia da UEPA/ Hospital Jean Bitar.

Também sou endocrinologista do Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo. Em paralelo, faço mestrado na UFPA, participando de projetos na área de Endocrinologia e doenças infecciosas.

Vamos a Luta!

Não falo tudo isso para me gabar, mas sim pra mostrar que lutando e perseverando, tudo se conquista! E que você também pode conseguir atingir seu sonhos! Eu me tornei uma médica, agora vem a parte difícil, que é tratar e curar pacientes.

A medicina avança sempre e como Endocrinologista em Belém, trarei os melhores e mais novos tratamentos para meus pacientes de Obesidade e Diabetes.

Isso é uma promessa para mim mesma, para a sociedade e para você! Por isso eu continuo estudando e tratei muito mais valor àquelas pessoas que estão dispostas a melhorar de vida.

páscoa - 2009 CM-HOL

Curta E Compartilhe Minha Página no Facebook E Ajude a Completar Esta Missão!

 

 

Ainda luto e busco meu sonho e minha missão de tratar pessoas com Obesidade e Diabetes, espero que você comece a atingi-los também. A hora é agora!

Obrigada,

Dra. Amanda Machado
Endocrinologista Em Belém do Pará

Go Top